O gás natural veicular(GNV) é uma
molécula de metano que ocorre na natureza de forma associada ou não ao petróleo
e abastece centenas de milhares de veículos no Brasil e cerca de 23 milhões de
veículos em todo o mundo. Esse número vem crescendo no país, pois somente entre
janeiro e setembro de 2021, houve um aumento de 107% de carros convertidos a
GNV se compararmos com o mesmo período de 2020, muito em função do aumento do
custo do petróleo bruto e do dólar, moeda que rege seu valor em caráter
internacional.
O gás natural é incolor e
inodoro, fácil de queimar e normalmente consiste em 90% gás metano, é uma das
principais fontes de energia primária do mundo, representando cerca de 1/5 desse
total. Após o processamento de sua forma bruta, onde são retiradas as moléculas
de butano e propano, componentes principais do GLP (gás liquefeito de petróleo),
ele é comercializado para diversas aplicações e vem crescendo muito na
preferência de proprietários de carros convertidos a este combustível em função
de sua economia proporcionada quando comparado ao uso da gasolina ou etanol.
Os veículos a gás natural são boas opções para frotas de alta quilometragem porque podem fornecer suporte de alcance de combustível semelhante para aplicações não envolvidas em rotas de longa distância, onde os postos de combustível podem se tornar escassos. As vantagens do gás natural como combustível de transporte incluem sua disponibilidade doméstica, ampla infraestrutura de distribuição e redução das emissões de gases de efeito estufa em relação à gasolina convencional e aos particulados decorrentes de combustíveis como o diesel.
Além disso, a potência, a
aceleração e a velocidade de cruzeiro dos GNV são atualmente comparáveis às
de veículos equivalentes com combustível convencional, em função da
modernização dos equipamentos para sua aplicação. GNV para serviços leves,
médios e pesados estão disponíveis nos fabricantes de equipamentos originai
Tipos de uso do GNV em transportes.
Existem 3 tipos de abastecimento
via GNV. Um deles é o dedicado, em que veículos são projetados para funcionar
apenas com gás natural. Outro é o bicombustível, em que há dois sistemas que
abastecem separados o veículo – um dedicado ao GNV e outro dedicado à
gasolina/álcool. Já o último é aquele tipo de abastecimento onde a ignição do
veículo é causada por óleo diesel, mas que depois são mantidos através do GNV,
normalmente em veículos pesados.
Como já foi dito, veículos leves
são normalmente equipados com sistemas dedicados ou bicombustíveis, enquanto os
veículos pesados usam sistemas de ignição a diesel. Os veículos a GNV
armazenam o gás natural em cilindros de alta pressão ou tanques para gás
natural liquefeito (GNL) onde permanece em estado gasoso, a quantidade pode ser
convertida através de Gás Natural Líquido para ser armazenado, já que a
densidade desse tipo de Gás Natural é maior em energia e costumam ser
utilizados em caminhões.
Funcionamento do GNV, na prática.
A autonomia dos GNV é geralmente
menor do que a de veículos a diesel ou gasolina comparáveis devido à menor capacidade
de seus tanques de armazenamento. Tanques de armazenamento extras podem
aumentar o alcance, mas o peso adicional pode reduzir a capacidade de carga. Os
veículos a gás natural operam de maneira muito semelhante aos veículos movidos
a gasolina com motores de combustão interna com ignição por faísca.
O gás natural é armazenado em um cilindro
de alta pressão, normalmente na parte traseira do veículo. O sistema GNV
transfere gás de alta pressão do tanque de combustível através das linhas de
combustível, onde um regulador reduz a pressão a um nível compatível com o
sistema de injeção de combustível do motor. Após este processo, o combustível é
introduzido no coletor de admissão ou câmara de combustão, onde é misturado com
ar e depois comprimido e inflamado por uma vela de ignição.
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o Gás Natural Veicular e suas aplicações, a Gifel pode ajudar você a escolher a
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